Wednesday, May 23, 2007

Berezovski insiste: 'Putin está por trás do crime'

Berezovski insiste: 'Putin está por trás do crime'
Jamil Chade, de Genebra
O magnata russo Boris Berezovski acredita que o indiciamento do ex-espião russo Andrei Lugovoi é um passo importante para que se descubra quem de fato está por trás do assassinato por envenenamento do ex-agente (e seu amigo) Alexander Litvinenko. 'Lugovoi foi só o agente, não atuou sozinho ou por conta própria', disse Berezovski, por telefone, ao 'Estado'. 'Por meio dessas investigações, para mim está claro que vamos chegar ao verdadeiro responsável pela morte de Litvinenko, que se chama Vladimir Putin', acrescentou.

Falando de Londres, onde vive exilado, Berezovski disse que 'está cada vez mais evidente' que o Kremlin está por trás da morte do ex-espião.

'Uma das provas desse envolvimento é a rapidez com que as autoridades russas afirmaram hoje (ontem) mesmo que não haveria como extraditar Lugovoi. O que estão fazendo não é garantir a proteção de Lugovoi, mas do próprio chefe de Estado russo', disse. Berezovski chegou a ser mencionado como eventual mandante do crime por conhecer Lugovoi desde os anos 90.

O ex-espião agora acusado afirmou ontem que, em breve, faria revelações aos britânicos sobre suspeitos do crime, citando 'certos indivíduos de origem russa' - numa clara referência a Berezovski. Mas o magnata rejeitou qualquer hipótese que não seja a de Putin como mandante do crime. 'Meu amigo Litvinenko deixou uma carta antes de morrer apontando Putin', insistiu. 'Não se compra polônio-210 em uma farmácia e tenho certeza de que as investigações vão mostrar claramente quem forneceu o produto e quem vendeu aos criminosos', disse. Berezovski é velho adversário político de Putin. O governo russo já exigiu sua extradição, recusada pela chancelaria britânica. Há menos de um mês, Berezovski revelou estar disposto a financiar um golpe para depor o presidente russo.
(O Estado de S. Paulo, Internacional, 23/05/2007)