Wednesday, July 18, 2007

Manchester United Recorre à Fifa no Caso Tevez

Um comitê de resolução de disputas da FIFA pode determinar o futuro do atacante

Staff e agências
Guardian Unlimited

O West Ham recusou-se a autorizar Tevez se submeter a exames médicos no Manchester United, até que eles recebam uma oferta formal pelo jogador. O Manchester United ingressou na FIFA hoje pedindo arbitragem na extensa disputa sobre o futuro de Carlos Tevez, depois que o West Ham vetou suas tentativas de levar o atacante argentino a seus médicos. David Gill, diretor-geral do Manchester United, disse que o clube solicitou a mediação de comitê para resolução de disputas da FIFA, e sugeriu que sua decisão deva ser acelerada para assegurar uma resolução rápida. Ele também expressou sua confiança de que, no final, Tevez se tornará um jogador do Manchester.

"Houve muitas conversas recentes nos últimos dias entre o Manchester United, o West Ham e a Premier League, mas o caso provavelmente antes irá a um comitê de resolução de disputas da FIFA", disse Gill. "Estamos muito confiantes que isto será resolvido em favor do jogador, e ele ficará livre para concretizar seu desejo de se unir ao Manchester". As tratativas entre Maurice Watkins, o advogado do Manchester, e Eggert Magnusson , o presidente do West Ham, nos escritórios da Liga em Londres, ontem, acabaram em um impasse sem que se alcançasse um acordo sobre o atleta. Tevez voou ontem até Manchester, mas o West Ham se recusou em consentir que ele fizesse exames médicos, previstos para hoje de manhã, em vez disso, o clube escreveu à Premier League confirmando sua solicitação de submeter a referida questão à FIFA. "Agora isto fará sentido se for analisado pela FIFA", disse um porta-voz do West Ham. "Todas as partes concordam que esta é a melhor saída a seguir e, naturalmente, nós estaremos envolvidos em ajudar o caso a se resolver tão depressa quanto possível."

Os Hammers insistem em manter consigo o registro de Tevez, que tem contrato com o clube para mais três anos, e consideram ainda que eles romperam unilateralmente todos os acordos com terceiros anteriormente assinados com o agente Kia Joorabchian.

Joorabchian diz que a sua Media Sports Investments (MSI) possui os direitos econômicos do jogador, e que ele já teria fechado acordos pessoais com o Manchester United. O Manchester alega ter concordado com uma minuta de empréstimo de Tevez, com possibilidade de uma transferência permanente, um negócio semelhante ao que levou Javier Mascherano do West Ham para o Liverpool em janeiro.

Em janeiro, os hammers, no entanto, simplesmente cancelaram o registro de Mascherano, possibilitando sua transferência. A Liga não lhes permitiu fazer o mesmo com Tevez, porque hoje tal movimentação indicaria que os acordos originais com Joorabchian ainda valeriam, apesar de suas declarações em contrário.

O Manchester United aguarda que um comitê da FIFA os ouça sobre o caso Tevez, em duas semanas, mas conselho diretivo disse que terá que primeiro decidir se a organização está apta a lidar com o caso. "Se uma queixa for submetida ao departamento jurídico da FIFA, será analisada para verificar se somos as autoridades competentes para lidar com a questão", disse o porta-voz Andreas Herren.