Wednesday, December 21, 2005

Ministro das Comunicações da Rússia Exige Desculpas por Matéria Escandalosa

O Ministro das Comunicações da Rússia denunciou uma matéria comprometedora do The Wall Street Journal, - que acusou o responsável pela pasta, Leonid Reiman, como participante de um escândalo internacional de lavagem de dinheiro -, classificando-a como uma malsucedida campanha de desmoralização.

A declaração veio após relatório sobre o artigo do jornal norte-americano no qual o Ministro das Comunicações Leonid Reiman, aliado próximo do Presidente Vladimir Putin, teria sido implicado em uma investigação internacional sobre lavagem de dinheiro expropriado de empresas estatais de telecomunicações.

O The Wall Street Journal citou informações de promotores da Alemanha, acusando Reiman de “enriquecer-se ilegalmente através de diversas transações.” Refere-se o jornal a cartas que os promotores alemães enviaram aos colegas do judiciário dos países do Leste Europeu. Reiman, acrescentou o jornal, criou uma rede de empresas e trustes de fachada em diversos países europeus e em paraísos fiscais para guardar com segurança e discrição mais de US$1 bilhão em bens.

Na declaração publicada em resposta à matéria, a agência de comunicações da Rússia disse que é aguardada imediata retratação por parte do WSJ.

Fomos acusados por todo tipo de ação imprópria do passado”, disse um porta-voz do ministro à agência de notícias Interfax, acrescentando que enquanto publicações atacam os líderes do ministério, sempre ocorrem inúmeros pedidos de desculpas que soam como se fossem “praticamente sussurros”. “Deste modo, sugerimos que os detratores se desculpem com veemência sem desperdiçar muito tempo”, disse a autoridade.

MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2005/12/03/reimanonwsj.shtml, 03/12/2005)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home