Wednesday, March 22, 2006

MP russo acusa Blair de ter laços com Berezovsky

Vladimir Zhirinovsky, o porta voz da Duma, Câmara Baixa do Parlamento Russo, e líder do ultra-nacionalista Partido Democrático Liberal da Rússia, suspeita que o Primeiro Ministro Britânico, Tony Blair esteja pessoalmente interessado em preservar a imunidade de determinados russos que vivem atualmente no Reino Unido.

Zhirinovsky está apelando ao Parlamento Britânico, pedindo a investigação da possível conexão de Blair com o ex-magnata russo, que vive atualmente exilado em Londres, informado pela agência de notícia Interfax.

Foi concedido a Boris Berezovsky asilo político no Reino Unido em 2003. Ele deixou a Rússia em 2003 depois que saiu do Kremlin, no momento que Vladimir Putin subiu ao poder.

No início deste mês, Moscou reiterou um pedido para a extradição de Berezovsky, acusando o oligarca russo exilado de organizar um golpe armado contra o presidente Vladimir Putin. Os promotores russos disseram que tinham aberto um novo processo criminal contra Berezovsky, acusando-o de "realizar atos visando à tomada violenta do poder". O caso está sendo investigado pelo Serviço de Segurança Federal (FSB), sucessor da KGB.

O anúncio veio dias depois que Jack Straw, Ministro Britânico dos Negócios Estrangeiros, advertiu Berezovsky sobre fazer campanha para derrubar o governo da Rússia. Berezovsky disse a uma estação de rádio de Moscou, em janeiro, que ele vem planejando, a 18 meses, a tomada do poder da Rússia pela força, informou o The Guardian.

Zhirinovsky disse nesta quarta-feira que ele estava convencido de que Blair estava pessoalmente interessado em manter Berezovsky no solo britânico, alegando que Blair recebia suporte financeiro "de elementos criminosos". Cherie Blair, esposa do premiê, continuou Zhirinovsky, trabalha em um escritório advocatício "que está atendendo nossos criminosos russos, inclusive Berezovsky."

São dúzias de "extremistas" incluindo Berezovsky e Akhmed Zakayev, bem como, "quase todos os grandes executivos da Yukos", adicionou.

Zhirinovsky está convencido que a Sra. Blair, que faz parte desta firma de advogados que protege aquelas pessoas nas Cortes Britânicas é a chave da razão para que a Rússia perca seus casos de extradição. Zhirinovsky incitou a Câmara Baixa a tomar medidas a esse respeito e encaminhar ao Parlamento Britânico um pedido de investigação da possível ligação de Blair com Berezovsky.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/03/22/zhirinblair.shtml, 22/03/2006)