Thursday, June 01, 2006

Magnata russo prepara-se para construir império do aço

Por Robin Paxton
MOSCOU (Reuters) - Roman Abramovich deve liderar a construção de uma siderúrgica russa gigante, que pode incluir participação na companhia anglo-holandesa Corus, enquanto os magnatas do aço da Rússia aceleram o passo no cenário mundial.
Abramovich, o homem mais rico do país, está negociando com a siderúrgica russa Evraz Group a possibilidade de adquirir 40 por cento de participação na companhia, e um jornal disse nesta quinta-feira que o bilionário, dono do clube de futebol inglês Chelsea, também estava negociando com a Corus .
O jornal especulou que o acordo possa ser em troca de participação de 40 por cento na Evraz, a maior siderúrgica da Rússia em volume doméstico, que Abramovich está tentando comprar.
Os barões da siderurgia russa estão entre os homens mais ricos do país e têm despontado nas manchetes desde que o dono da Severstal, Alexei Mordashov, concordou em vender seus ativos para a Arcelor, em um acerto que lhe dá 32,2 por cento de participação na companhia combinada, que pode se tornar a maior siderúrgica do mundo.
Porta-vozes da Milhouse Capital, empresa que administra os ativos de Abramovich, e da Corus preferiram não comentar o assunto.
Notícias de fusão entre a Evraz e a Corus surgiram na mídia em março e analistas dizem que a parceria pode fazer sentido.
Mas o analista da Oriel Securities, Mark Hudson, afirmou que a Corus pode também estar de olho em outros países como Índia e Brasil, onde os riscos políticos de realizar negócios são menores do que na Rússia.
(Com reportagem adicional de Aleksandras Budrys em Moscou e Mark Potter em Londres)
REUTRS CM FG