Saturday, May 12, 2007

Mais uma Veigarice! FIFA investiga venda de Manuel Fernandes

A empresa inglesa – Media Sports Investments (MSI) – que detém metade do passe do ex-benfiquista Manuel Fernandes, de 21 anos, está a ser investigada pela FIFA.
O grupo liderado pelo iraniano Kia Joorabchian tem estado envolvido em operações consideradas suspeitas e o organismo que supe-rintende o futebol mundial encontra-se neste momento a elaborar um relatório sobre as actividades da empresa, que deverá ser divulgado brevemente. E, sabe o Correio Sport, um dos negócios suspeitos envolve o Benfica e Manuel Fernandes, dado que o clube da Luz, em Janeiro de 2005, recebeu cerca de oito milhões de euros por metade do passe do médio.
Depois das acusações de lavagem de dinheiro no Brasil, durante o período em que o MSI geriu e investiu milhões de dólares no Corinthians, clube com o qual celebrara um protocolo, foi agora a vez do West Ham conhecer sérios dissabores pela sua ligação à MSI. O clube inglês foi condenado a pagar 7,9 milhões de euros por irregularidades nas transferências de Carlos Tevez e Javier Mascherano, jogadores contratados ao Corinthians em Agosto último, e ainda arrisca perder pontos, se a Federação inglesa levar em consideração os protestos dos concorrentes directos dos 'hammers' na luta pela despromoção. O 'crime' do West Ham foi ter negociado directamente com Kia Joorabchian e não com o Corinthians, como mandam as regras da FIFA.
Manuel Fernandes despontou no Benfica com 18 anos e logo despertou a cobiça dos mais diversos emblemas do futebol europeu. Muitos eram os pretendentes, mas o Benfica optou por vender metade do passe do médio ao MSI por cerca de 8 milhões de euros. O retorno estava garantido com o compromisso assumido pelo Portsmouth de pagar 18 milhões de euros pelo seu passe, mas na hora da verdade os ingleses recuaram. Dessa verba, o Benfica receberia nove milhões de euros.
O problema parecia estar resolvido com as boas exibições no Everton, mas os riscos de a história com o Portsmouth se repetir são enormes. O treinador David Moyes, aliás, fez soar o alarme ao afirmar publicamente que 18 milhões de euros é um valor algo elevado para as possibilidades do clube. Este será um dos temas que, esta semana, Luís Filipe Vieira terá tratado em Inglaterra.
18 MILHÕES DE EUROS
Manuel Fernandes começou a época a jogar no Portsmouth, da Liga inglesa. Como o clube não quis exercer o direito de opção e comprar o médio por 18 milhões de euros, o ex-benfiquista rumou ao Everton, que também já anunciou que não paga a verba exigida pela empresa MSI.

VIEIRA DIZ QUE FEZ UM GRANDE NEGÓCIO
Quando vendeu metade do passe de Manuel Fernandes à empresa MSI (Janeiro de 2005) por oito milhões de euros, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, disse que fez um "grande negócio" e que defendeu o "património" do clube.