Saturday, April 28, 2007

Tevez: 'Não é minha culpa'

CARLOS TEVEZ diz ter consciência clara sobre a multa de £5,5 milhões de libras do West Ham: "Não é problema meu."

O contrato de Tevez foi considerado ilegal pela Premiership (principal liga do futebol inglês).

Tevez insiste que não perdeu o sono por causa da astúcia dos empresários.

Disse: “Meu agente me ligou da Argentina e me contou sobre a multa.”

Mas isto não é problema meu, é algo entre o clube e a Premiership.”

Não é minha culpa, porque eu sempre agi em fé boa. Os torcedores sabem disso e essa é a razão por que eles me amam.”

Desde minha transferência para o West Ham eu me preocupo somente com o jogo e em como posso dar o meu melhor à equipe.”

É uma situação complicada, mas estou seguro que tanto estes problemas quanto a má classificação da equipe na tabela não foram causados por mim, nem por Javier Mascherano.”

O West Ham, após investigação, confessou usar um terceiro interessado independente, quebrando regulamentos sobre transferências da Premier League quando assinou os contratos de Tevez e de Mascherano, vindos do clube brasileiro Corinthians no último dia da janela de transferências em agosto passado.

Os hammers não revelaram a Richard Scudamore, diretor geral da Premier League, que os direitos dos dois jogadores ainda pertenciam ao agente de futebol Kia Joorabchian e à empresa MSI.

Isso só veio à tona quando Javier Mascherano transferiu-se para o Liverpool em janeiro.

Os estatutos da Premier League proíbem a posse de qualquer jogador por uma terceira parte, que seria capaz de influenciar o desempenho de uma equipe.

Antes desta multa sem precedentes a mais alta já aplicada a um clube da Premiership somava £1,5 milhão de libras, tendo sido imposta ao Tottenham por ilegalidades financeiras em 1994.

As irregularidades do West Ham foram vistas como sendo tão graves que lhe foi exigido pagar surpreendentes £5,5 milhões de libras — embora o clube escapasse de uma perda de pontos.

Agora Tevez insiste que o clube deva concentrar-se em sua luta contra o rebaixamento.

Afirmou: “A equipe tem que deixar todos os outros problemas de lado e dar tudo de si para se manter na divisão principal da liga.”

Quero apenas que evitemos o rebaixamento e que o clube faça o melhor possível.”

A situação atual é complicada, futebolistas nunca sabem o que pode lhes acontecer no futuro. Agora mesmo, penso em continuar aqui se alcançamos a salvação permanecendo na divisão principal.”

Mas os rivais do West Ham na zona de rebaixamento estão furiosos. Uma importante fonte do Wigan disse: “É bastante inacreditável que o West Ham seja considerado culpado e que Tevez ainda se permita ter um grande discurso de competitividade.”

O oportunismo desta decisão só incentivará o West Ham — pensarão eles ter escapado das conseqüências dos atos e que são como uma grande pedra no nosso sapato. Oficialmente mordemos as nossas línguas neste momento pois nós não queremos desdenhar das uvas.”

Mas se nós os batermos, não será surpresa se alguém revelar todas as manipulações que envolvem o negócio.”

Não há nenhum meio de segurar o inquérito até a véspera da última partida da temporada, o jogo final entre West Ham e Manchester United.”

Eles nada fariam contra um Manchester — mas farão a um modesto Wigan.”

MARK IRWIN

(The Sun, http://www.thesun.co.uk/article/0,,2002390000-2007190598,00.html, 28/04/2007)