Tuesday, January 10, 2006

Começa em Moscou o julgamento pelo assassinato de Klenikov

A corte da cidade de Moscou abriu as oitivas sobre o assassinato do editor da Forbes russa, Paul Klebnikov de Forbes Rússia, RIA Novosti noticiou.
Três chechenos estão enfrentando julgamento pelo assassinato do repórter investigativo, que foi abatido em Moscou em julho de 2004. A primeira sessão da corte focalizará o promotor público, do qual se espera exponha seu caso e proponha a ordem de examinar a evidência. A defesa também esboçará seu caso, e os réus serão . Todos os réus pedirão por clemência.
Na verdade, não está atualmente claro quanto tempo levará para ler o indiciamento de 600 páginas, embora o juiz tenha o direito de resumi-lo. Larisa Maslennikova, advogada da família de Klebnikov, disse antes que as oitivas a portas fechadas iniciassem que o processo poderia levar um dia ou talvez muito tempo.
Maslennikova disse aos jornalistas que seus clientes esperavam que a corte russa fosse imparcial e justa. “Um grande acordo dependerá de como a evidência é apresentada” , ela disse.
A advogada disse também que é esperado que a promotoria chame cerca de 150 testemunhas, considerando que a defesa disse que ela chamria 10.
Klebnikov ganhou sua reputação por investigar transações obscuras da pós-União Soviética e o corrupção. A acusação sustenta que os chechenos Kazbek Dukuzov, Musa Vakhayev e Fail mataram-no sob as ordens de um homem de negócios da Chechênia e ex-representante do Primeiro Ministro do governo da Chechenia separatista Khozh-Akhmed Nukhayev, que queria vingança pelo um livro crítico, “Conversations with a Barbarian”, que o caracterizava como a figura central.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/01/10/klebnikovcourt.shtml, 10/01/2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home