Friday, March 24, 2006

Rússia reitera pedido de extradição de Berezovsky

A Duma fez novo pedido ao Parlamento Britânico exigindo a extradição do empresário Boris Berezovsky, que está na lista internacional dos procurados pela Rússia, informaram as agências de notícias na sexta-feira.

A Duma, Câmara Baixa do Parlamento Russo, disse acreditar no auxílio britânico para a extradição das pessoas envolvidas em corrupção, terrorismo e crimes de extremismo.

Desde a última recusa da Grã Bretanha em extraditar Berezovsky, o empresário "continuou suas atividades visando perturbar a segurança Russa", conforme carta, segundo a RIA Novosti.

Berezovsky é acusado de crimes econômicos, bem como, de atos contra a ordem constitucional, incluindo tentar organizar golpes, acrescentou a carta.

Enquanto isso, o embaixador britânico em Moscou disse que Boris Berezovsky poderia ser extraditado se Moscou fornecesse provas suficientes de sua culpa.

De qualquer maneira, a decisão não será tomada pelo governo inglês, mas por uma corte britânica, conforme disse Brenton Tony, segundo a rádio Ekho Moskvy.

Berezovsky, que teve estreitos laços com o Kremlin, é procurado na Rússia por fraude. Famoso crítico do presidente russo, Vladimir Putin, ele está vivendo na Grã Bretanha, onde lhe foi concedido asilo político.

MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/03/24/berezrequest.shtml, 24/03/2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home