Monday, March 19, 2007

Berezovsky acusa Putin pelo envenenamento de Litvinenko

Boris Berezovsky, o magnata russo exilado, apontou Vladimir Putin, Presidente russo, como culpado pelo assassinato de seu amigo Alexander Litvinenko, informou o British Media na segunda-feira.

Numa entrevista à Sky TV o oligarca russo disse que a sofisticada trama de assassinato do ex-agente de segurança com Polônio radioativo, não poderia ter seguido adiante, sem ordens do mais alto escalão.

Ele disse, "eu não acho que Putin deu a ordem para matá-lo por envenenamento com Polônio, mas estou seguro de que Putin está por trás disto e não há nenhuma possibilidade de, sem a participação de Putin, obter-se Polônio e organizar-se semelhante trama."

Berezovsky disse que acredita que Andrei Lugovoi, ex-agente da KGB, foi responsável pela execução do assassinato.

Acrescentou ainda, "eu tenho que aceitar que há 90% de probabilidade, ou talvez mais, dele ser o assassino. Mas do lado emocional, eu não estou preparado para isso."

Lugovoi, que se encontrou com Litvinenko logo antes da sua morte, negou qualquer envolvimento com o caso e os investigadores britânicos informaram que consideravam-no uma testemunha e não um suspeito.

Litvinenko, de 43 anos de idade, um crítico feroz do Presidente russo Putin, morreu num hospital de Londres em novembro, depois de ingerir uma grande dose do material radioativo Polônio-210. Em sua última declaração ele acusou Putin de assassiná-lo.

A polícia britânica está tratando a morte de Litvinenko como assassinato e oficiais da Scotland Yard viajaram para a Rússia, como parte de sua investigação. Promotores russos planejam viajar à Grã-Bretanha para interrogar Berezovsky, que vive exilado em Londres.

MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/03/19/bereza.shtml, 19/03/2007)