Wednesday, March 29, 2006

Patarkatsishvili acusa autoridades de pressão contra sua TV

A influente mídia georgiana e Badri Patarkatsishvili, magnata financeiro e proprietário da estação da televisão “Imedi”, disseram em 29 de março que as autoridades da Geórgia pressionaram sua emissora e outros negócios depois que a TV “Imedi” transmitiu alguns detalhes sobre o assassinato de Sandro Girgvliani, de que resultou um escândalo que envolve oficiais da cúpula do Ministério do Interior.

Não é nenhum segredo que a TV “Imedi” foi a primeira a relatar as circunstâncias do assassinato de Sandro Girgvliani. Eu sou pessoalmente responsável - não os jornalistas - por esta verdade (relatada pela TV em 12 de fevereiro). Isto se transformou na única razão de desagrado das autoridades, as quais forçaram os altos escalões financeiros a buscar alguma prova de irregularidade em meus negócios e em minhas empresas, tentando pressionar os jornalistas da TV “Imedi” para, assim, criar uma situação mostrando uma imagem favorável às autoridades envolvidas.” Assim disse Badri Patarkatsishvili.

Ele estava falando numa assembléia da “Federação de Empresários de Geórgia” (FGB), influente grupo empresarial que é presidido pessoalmente por Patarkatsishvili.

Disse ele que nunca se renderá à pressão das autoridades. “Se eu concordar com isso, como poderei olhar em seus olhos? Como poderei olhar nos olhos da mãe de Sandro Girgvliani, de seus amigos, e ainda, nos olhos da sociedade? Assim, eu recuso categoricamente iludir o povo georgiano através das telas de minha televisão”, disse Patarkatsishvili.

Esta posição tomada por mim tem sido descrita pelas autoridades como chantagem. Eles tentam disseminar a idéia de que estou exercendo uma pressão sobre o governo, através da TV, porque eles não estão me deixando comprar tudo e a todos. Eu quero declarar que não sou uma pessoa ávida por fazer dinheiro”, acrescentou.

Recentemente, alguns parlamentares influentes do partido do governo, notadamente Giga Bokeria, têm repetido acusações contra a estação de TV ”Imedi" por fazer “cobertura distorcida" do desenrolar político recente do país.

O parlamentar Giga Bokeria, considerado como um dos responsáveis pelas decisões-chave entre as autoridades, disse em entrevista à TV “Imedi”, em 24 de março: “a linha de raciocínio e o objetivo editorial por vocês escolhido são, a meu ver, tendenciosos.”

Embora tenha havido numerosas acusações contra autoridades sobre interferência na liberdade de expressão dos editoriais televisivos, esta declaração de Badri Patarkatsishvili é o primeiro caso em que o dono da TV acusa publicamente as autoridades de fazer pressão contra sua emissora de televisão.

(Civil Georgia, http://www.civil.ge/eng/article.php?id=12211, 29/03/2006)