Monday, September 11, 2006

Um israelense vai investir no West Ham

A estrela do futebol de Israel, Yossi Benayoun, defende o clube londrino

De acordo com o diário britânico “Daily Telegraph”, “o magnata israelense Eli Papouchado, que tem interesses comerciais na Grã-Bretanha, na América e no Oriente Médio, estaria bancando uma oferta pelo clube de futebol londrino West Ham United. Espera-se que a ele se junte um grupo de investidores reunidos por um certo Kia Joorabchian, que recentemente considerou fazer uma proposta pelo clube.”
Papouchado fundou o grupo “Red Sea” por volta dos anos 60. As atividades da empresa incluem a gestão de hotéis, conjuntos residenciais, propriedades de médicos em Israel, na Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul.
A organização conta com mais de 1.000 funcionários por todo o mundo.
Joorabchian mencionou com ênfase na última semana uma possível aquisição do West Ham, ajudado por um amigo, um agente israelense, Pini Zahavi.
A companhia de Joorabchian, Media Sport Investment Ltd (MSI), já havia vendido duas estrelas da última Copa do Mundo ao clube londrino. Ele intermediou a transferência dos argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano. O passe dos atletas vale no mínimo 40 milhões de libras, mas o clube londrino não pagou um só centavo por eles.
Na última semana, Paul Aldridge, Presidente do West Ham, esteve reunido com Joorabchian em um restaurante de Londres, o que alimentou o rumor a respeito de uma oferta iminente pelo clube.
No caso de Papouchado juntar-se a Joorabchian, ele será apenas um entre outros investidores. O “Daily Telegraph” cita-o como sócio: “Ele não é verdadeiramente interessado em futebol.”
E, no entanto, Yossi Benayoun, a estrela do futebol israelense, já atua no clube. (M.F.)

(Israel Valley, Economia e Comércio, 11/09/2006)