Monday, April 16, 2007

Rússia Reitera Pedido de Extradição de Berezovsky

MosNews

A Rússia lançou nesta segunda-feira um pedido para que a Grã-Bretanha revogasse o status de refugiado político de Boris Berezovsky, multimilionário russo exilado em Londres, e o extraditasse de volta para o país para responder às acusações de fraude, informaram as agências de notícias russas.
"Pedimos que nossos colegas britânicos fizessem uma avaliação legal das declarações de Boris Berezovsky e reconsiderassem sobre a retirada de suas prerrogativas de refugiado político (pela Grã-Bretanha)... Nós exigimos sua extradição", a agência de notícias RIA Novosti citou afirmação do Procurador Geral russo Yury Chaika.
A Procuradoria Geral Russa completou a investigação de fraude contra Berezovsky que foi acusado de roubar os fundos da maior companhia aérea russa, a Aeroflot, disse Chaika.
No final dos anos 90, Berezovsky foi acusado de forjar duas companhias na Suíça para redirecionar os fundos da Aeroflot. Ele, então, se estabeleceu na Grã-Bretanha e lhe foi concedido asilo político em 2003.
No início deste mês, Berezovsky encintou a derrubada do regime político da Rússia pela força e o apelo foi repudiado pela Rússia.
Pelo menos cinco processos criminais foram abertos contra Berezovsky na Rússia: dois processos sobre ações visando a tomada violenta do poder, um sobre desvio de dinheiro da Aeroflot, um sobre fraude na indústria automobilística VAZ e outro ainda sobre a aquisição ilegal de uma casa e um lote de terreno no posto de saúde de Zhukovka na região de Moscou, de acordo com a agência de notícias Itar-Tass.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/04/16/extraditehim.shtml, 16/04/2007)