Thursday, January 12, 2006

Gaydamak doa 50 milhões para a Jewish Agency

Depois de um interrogatório policial que quase induziu Arkadi Gaydamak a tirar seus investimentos de Israel, o bilionário russo fez uma meia-volta e doou 50 milhões de dólares à Jewish Agency, na quinta-feira.

O novo fundo irá ajudar a educação de órfãos sionistas judeus na ex-União Soviética e assistir aos jovens israelenses em situação de risco.

De acordo com a Jewish Agency, a contribuição de Gaydamak irá capacitar dezenas de milhares de jovens judeus da ex-União Soviética a tirar proveito da experiência judaico-sionista e favorecer uma conexão para Israel através de vários projetos da Jewish Agency: acampamentos de verão; ulpanim (sistema de ensino da língua hebraica e elementos da cultura judaica), escolas judaicas, visitas a Israel e mais.

Além disso, centenas de jovens, definidas como “jovens em perigo” das cidades periféricas do país irão tirar proveito dos incentivos educacionais visando ajudá-los a prosseguir e sair-se bem dentro da estrutura de vários projetos sociais que a Jewish Agency está gerenciando em Negev e Galiléia.

Gaydamak ameaçou retirar seu dinheiro do país após ler uma notícia da Ma’ariv segundo a qual a polícia de Israel advertia a Jewish Agency para não aceitar sua doação. Ele mudou de idéia depois de a polícia lhe assegurar que eles não estavam por trás da nota e que ela estava realmente errada.

O filantropo russo, que alcançou o estrelato no verão após a compra do time de futebol Betar, foi interrogado 4 vezes com relação às alegações de que ele estivesse envolvido no escândalo de lavagem de dinheiro do Banco Hapoalim.

(The Jerusalem Post, www.jpost.com, 12/01/2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home