Monday, April 03, 2006

Patarkatsishvili fala de negócios e política

Badri Patarkatsishvili, o influente magnata financeiro e da mídia, que, na semana passada, inesperadamente fez críticas às autoridades, reiterou, em uma entrevista transmitida no dia 02 de abril, em sua própria estação da televisão, “Imedi”, que as empresas na Geórgia "estão assustadas". Ele também revelou planos para atrair investimentos estrangeiros para a Imedi TV”.
Ele disse que, embora sempre tivesse "consistentemente apoiado o curso que foi estabelecido no país após a Revolução Rosa," ele não podia fechar os olhos para os possíveis erros na forma de implementar este movimento.
"Eu falei diversas vezes com as autoridades, nos bastidores, sobre todos estes erros... Eu falei sobre isso com o Presidente Mikheil Saakashvili e com o Primeiro Ministro Zurab Nogaideli... Mas eu nunca revelei publicamente minhas opiniões porque acho que a sociedade, fora do país, deveria ver que há uma equipe, uma sociedade unida, que, naturalmente, tinha determinados problemas políticos que não são de uma natureza global... Minha irritação foi provocada pelo fato das autoridades avaliarem esta crítica como uma fraqueza minha", disse Patarkatsishvili.
Ele disse que quando chegou à Geórgia, em 2001, não tinha nenhum plano de iniciar negócios na Geórgia.
"Entretanto, foi o Ex-Primeiro Ministro, Zurab Zhvania, em 2004/2005, que me convenceu a fazer o contrário. Ele me disse que eu era um indicador para outros empresários, sobre se era vantajoso investir na Geórgia ou não... Eu era assim como um exemplo para investidores acreditarem que seus investimentos estariam seguros na Geórgia", disse.
"Infelizmente, porém, assim que ele saiu, só o meu exemplo pessoal não era mais o bastante", acrescentou Patarkatsishvili.
Ele disse que o fato das "empresas estarem assustadas é absolutamente claro".
"Eu testemunhei isto durante uma reunião entre o Ministro do Interior, Vano Merabishvili e empresários, quando, em conversações confidenciais comigo, todos os empresários falavam sobre seus problemas, mas, durante a reunião oficial com o Ministro do Interior, todos mantiveram o silêncio. Então eu perguntei as autoridades: 'Vocês precisam assustar o mercado? ' Um empresariado intimidado nunca fará o País prosperar. Nós precisamos de negócios livres", disse Patarkatsishvili.
Patarkatsishvili disse não ter nenhum plano de entrar na política.
Os "negócios são tudo para mim, então, eu não estou disposto a entrar na política; mas, ao mesmo tempo, quero deixar claro que eu não pretendo que a situação me force a fazer isto", acrescentou.
Ele disse também, estar em negociação com corporações estrangeiras sobre investimentos na sua estação da televisão “Imedi”; entretanto, Patarkatsishvili absteve-se de especificar os detalhes deste negócio.
"Nós temos um grupo de parceiros que nos interessa, e é nosso objetivo fazer esta corporação gigante entrar na Geórgia... As negociações estão quase finalizadas e essa sociedade da qual ouviremos falar em breve, eu penso, será um impulso para o maior desenvolvimento da “Imedi TV", disse Patarkatsishvili.