Friday, January 13, 2006

Hefetz interrogado sobre o escândalo do Hapoalim

O embaixador de Israel na Grã-Bretanha, Zvi Hefetz, foi interrogado na sexta-feira de manhã no departamento de polícia para crimes graves e internacionais na unidade de Petah Tikva sobre suspeita de que ele estivesse envolvido no escândalo de lavagem de dinheiro do Banco Hapoalim, no qual a polícia congelou $372 milhões depositados na sucursal 535 do Baqnco Hapoalim no Rehov Hayarkon em Tel Aviv.

A polícia suspeitou que o dinheiro, que pertencia a 200 clientes internacionais do do banco, foi obtido ilegalmente e tinha sido intencionalmente lavado por empregados do banco.

Hefetz foi interrogado pela última vez sobre seu envolvimento suspeito em Novembro de 2005.

A polícia resolveu interrogá-lo devido aos seus estreitos laços com os homens de negócios russos e o acionista controlador do jornal Ma´ariv, Vladimir Gusinsky, que fora mencionado como suspeito no caso. A polícia suspeita que Hefetz, que servia como representante de Gusinsky em Israel antes de assumir o posto diplomático no Reino Unido, estava ciente das – e mesmo possivelmente por trás – suspeitas transferências de dinheiro feitas para as contas dos homens de negócios russos na sucursal. A polícia disse que eles foram denunciados, é certo que poderiam ser ajuizados contra alguns dos proprietários das contas bancárias e possivelmente mesmo contra Gusinsky.

A investigação éstá e, um estágio muito adiantado’, um policial disse. “We are confident indictment serão ajuizadas, mas isto está definitivamente a cargo da promotoria. Em março de 2005, após uma investigação de um ano, a polícia deteve 22 empregados da sucursal suspeitos de artimanha e implementar 2 métodos usados pelos homens de negócios locais e estrangeiros para lavagem ilegalmente obtiveram fundos.

O Ministério do Exterior distanciou-se da investigação, alegando que o trabalho de Hefetz como diplomata/emissário de Israle no Reino Unido não estava afeto a ele.

(The Jerusalem Post, www.jpost.com, 13/01/2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home