Saturday, May 06, 2006

Berezovsky é Interrogado por Procuradores Brasileiros

O empresário Boris Berezovsky, procurado na Rússia acusado de tentar derrubar o regime constitucional pela força, foi interrogado por Procuradores brasileiros em São Paulo, relatou a agência de notícias Interfax.

A agência citou a mídia brasileira dizendo que Berezovsky tinha sido detido no Aeroporto Internacional de São Paulo enquanto tentava embarcar para Londres. Ele foi acompanhado por um intérprete e por seu advogado. Berezovsky não ofereceu nenhuma resistência.
Os detalhes do interrogatório, que durou várias horas e depois do qual ele foi liberado, não são conhecidos. Foi noticiado que os investigadores brasileiros estariam interessados em seu possível envolvimento em lavagem de dinheiro através de clubes de futebol locais. Além disso, a mídia brasileira noticiou em massa, sobre o interesse do empresário em comprar a Varig, companhia aérea brasileira.
O escritório da Procuradoria-Geral Russa, anunciou no início de março, que tinha iniciado um novo processo criminal contra Boris Berezovsky e tinha enviado à Grã Bretanha as evidências que constituem as razões para um pedido de extradição. O empresário está sendo acusado de participação em crimes graves, incluindo tentativas de tomar o poder político pela força.
Berezovsky disse aos jornalistas em janeiro último, que estava "preparando a derrubada das autoridades pela força" na Rússia. O empresário, que vive atualmente em Londres, reconheceu que "tem tomado determinadas atitudes neste sentido há algum tempo".
MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/05/06/BerezovskyBrazil.shtml, 06/05/2006)