Saturday, May 06, 2006

Chelsea enfoca Tévez como parte de negócio de £ 35milhões

POR MATT HUGHES
Enquanto o Arsenal e o Tottenham Hotspur estavam focados na luta pelo quarto lugar no Barclays Premiership, o Chelsea estivera ontem envolvido em dois importantes focos de transferência, com os quais espera sair do aperto durante toda a competição.
José Mourinho, na noite passada, voou a São Paulo após conversar com Kia Joorabchian, proprietário dos Corinthians, sobre Carlos Tévez,o atacante argentino, enquanto o gerente do Chelsea está cada vez mais confiante em contratar Salomon Kalou, o atacante do Feyenoord, para este verão, iniciando as discussões sobre um negócio de uns £3 milhões.
O sistema padrão do Chelsea visa a contratação de dois jogadores para cada posição a preencher antes de tomar sua decisão final no último minuto, embora, por causa da natureza complexa de cada caso, poderiam chegar até a assinar com ambos os jogadores visados.
Com Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, ainda esperançoso de contratar Andriy Shevchenko como goleador principal, Tévez é o primeiro alvo como segundo atacante, mas poderia tornar-se igualmente caro.
O The Times revelou primeiramente o interesse do Chelsea em Tévez, no mês de março e, embora o negócio ainda não tenha sido fechado, a decisão de Mourinho de voar para o Brasil, antes do fim da temporada, mostra o tamanho de seu desejo de contratá-lo. Após a derrota do Corinthians para o River Plate por 6 x 3, na Copa Libertadores, Mourinho jantou com Joorabchian e Pini Zahavi, principais agentes do Chelsea.
Compreende-se que Mourinho gostou muito do jantar para expressar admiração por Tévez, mostrando claramente que os jogadores argentinos interessavam mais ao Premiership do que os brasileiros, antes que a conversa voltasse ao preço a pedir. Após ter citado inicialmente £44 milhões, Joorabchian baixou a cifra a £32 milhões, ao que Mourinho respondeu não ser isso um impedimento ao negócio, mas que levaria a informação a Abramovich.
Sabe-se que Mourinho perguntou também sobre a disponibilidade de Javier Mascherano, jogador de meio-campo argentino, atualmente no Corinthians, enquanto os participantes brasileiros inquiriram sobre a possibilidade de um troca formal em que poderiam ser examinados alguns jogadores novos do Chelsea para empréstimo. Uma indicação da relação estreita entre os clubes foi a informação de Mourinho e Zahavi estarem alojados no mesmo hotel da equipe.
Mourinho ontem distanciou-se de Tévez enquanto era cuidadoso em evitar um dano maior. "Pessoas podem dizer o que gostam, mas há aí 22 jogadores neste campo prestando atenção", disse, enquanto Joorabchian mantinha sua posição pública de que seu astro não estava à venda. O último atacante do Boca Juniors tem uma cláusula rescisiva contratual de £70 milhões e é compreensível estar insatisfeito no Corinthians.
"Não há nenhuma referência a preço, já que ele não está à venda”, disse Joorabchian ao The Times na noite de ontem. "Ele tem só 22 anos, é o melhor jogador da América do Sul e um dos melhores do mundo. Isto não é possível. Para mim ele é insubstituível."
Kalou será consideravelmente mais barato, mas sob outros aspectos a espera do Chelsea para contratá-lo é ainda mais complicada. Como só tem 20 anos não seria concedida licença de trabalho neste país, além de ter ainda que representar na Copa do Mundo a seleção da Costa do Marfim, país de seu nascimento, estaria tentando obter cidadania holandesa.
Rita Verdonk, Ministro da Imigração dos Países Baixos, rejeitou sua liberação em caráter urgente, há dois meses, apesar de um pedido pessoal de Marco Van Basten, treinador da Holanda, e sua apelação deverá ser decidida na próxima semana.
Kalou viveu nos Países Baixos somente por três anos, dois anos brevemente no período de qualificação, e seu pleito não prosperou pelo fato de ter falhado no teste de língua e cultura holandesa. Com apenas um ano restante em seu contrato, o Chelsea planeja comprá-lo neste verão e emprestá-lo ao Feyenoord, até que ele obtenha um passaporte.
(The Times, www.timesonline.co.uk, 06/05/2006)