Tuesday, October 17, 2006

Magnusson aumenta oferta ao West Ham

Empresário islandês nomeou ex-diretor de comunicações da Uefa para cuidar de suas relações públicas

Funcionários e agências
Terça-feira, 17/10/2006
Guardian Unlimited

O empresário islandês Eggert Magnusson, imperturbável pelos contínuos esforços do clube sobre o lance, aumentou sua proposta para assumir o West Ham.

Magnusson, que é também chefe do Icelandic FA (Associação de Futebol da Islândia) e membro do comitê executivo da Uefa, dirige um consórcio que sinalizou primeiro seu interesse no clube, na semana passada. Salientando a seriedade da sua proposta, Magnusson agora nomeou Mike Lee, ex- diretor de comunicações da Uefa, da proposta Olímpica de Londres 2012, e sua firma Vero Communications para cuidar de suas relações públicas.

O barão do biscoito, encontrará os membros do West Ham no fim desta semana, para fazer sua última oferta, que está por volta de £75milhões de libras em dinheiro, mais um acordo de assumir as dívidas existentes do clube de £20milhões de libras. Se o West Ham, e especificamente o presidente Terry Brown, estão tentados pela oferta, seu próximo passo será dar permissão a Magnusson para consultar as contas do clube.

O empresário, aos 59 anos de idade, é o último numa longa linha de investidores estrangeiros que foi atraído pelos clubes ingleses, pela sedução do grande negócio de teledifusão, com renda média para os clubes de 67% pelas transmissões. Na próxima temporada, mesmo para o clube que acabar na lanterna do Campeonato, será garantido £25milhões de libras em dinheiro pela TV, durante esse ano - quase dobrando em média do volume de negócios para as equipes do Campeonato.

O empresário iraniano Kia Joorabchian, que orquestrou as transferências ao West Ham dos argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano, declarou que tinha interesse em assumir o clube mas, embora tenha se comprometido com executivos de investimentos do Rothschild para seu suporte financeiro na semana passada, sua proposta está até agora, longe de se concretizar.

(The Guardian, http://football.guardian.co.uk/News_Story/0,,1924451,00.html, 17/10/2006)