Sovietic News

Tuesday, January 23, 2007

Prosseguem Investigações contra Berezovsky

MosNews

O escritório da Procuradoria Geral da Rússia, negou a declaração feita pelo advogado de Boris Berezovsky, na qual disse que a investigação de seu cliente, acusado de planejar um golpe, está parada, informou a agência de notícias Interfax, nesta terça-feira.

"O departamento de investigação do Serviço Federal de Segurança, continua conduzindo inquérito criminal contra Berezovsky, que é acusado de tentar um golpe para tomada do poder e de violar a Constituição russa, assim como, de incitar o povo, através da mídia, para ações extremistas", relatou o porta-voz do escritório, a Interfax.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/01/23/berezovskycase.shtml, 23/01/2007)

Investigação sobre golpe de Berezovsky está parada

MosNews

As investigações da procuradoria russa sobre Boris Berezovsky, empresário bilionário que vive exilado em Londres e é acusado de planejar um Golpe de Estado, está parada, informou a agência de notícias Reuters, em 22 de janeiro.

Berezovsky, que fugiu da Rússia para a Grã-Bretanha depois que cair em desgraça no Kremlin sob o comando do Presidente Vladimir Putin, contou à rádio russa Echo Moskvy, em janeiro de 2006, que ele tinha planejado uma "tomada forçada do poder" e disse que a justificativa para a ação seria a inconstitucionalidade das regras de Putin.

Ele repetiu as declarações numa entrevista à Reuters. Porém, numa carta enviada ao Ministério Britânico das Relações Exteriores, ele explicou que nada disse sobre mudança de regime violenta, mas "pouco sangrenta".

Procuradores russos abriram uma investigação formal sobre o caso. Jack Straw, Ministro Britânico dos Negócios Estrangeiros naquela época, advertiu Berezovsky que seu visto de residência podia ser revisado se ele continuasse a defender um golpe.

Andrei Borovkov, advogado de Berezovsky, contou à agência de notícias russa Itar-Tass que o caso está parado. "O escritório do Procurador Geral nos informou isso... É impossível outras investigações, na ausência de algum suspeito", disse Borovkov.

Um porta-voz do escritório do Procurador Geral recusou-se a comentar a situação.

Berezovsky é o mais poderoso de um grupo de oposição de exilados russos, que vivem em Londres, incluindo Akhmed Zakayev, líder checheno, Oleg Gordievsky, desertor da KGB, e, até sua morte em novembro passado, o ex-agente da FSB (ex-KGB), Alexander Litvinenko.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/01/23/berezovskyplot.shtml, 23/01/2007)