Sovietic News

Friday, September 08, 2006

O “Fantasma” do Kommersant está de Volta ao Jogo

Quando o jovem Kia Joorabchian convocou uma coletiva de imprensa para se fazer conhecer como o novo proprietário do Kommerssant em 1999, ele enfatizou que não tinha nenhuma ligação com Boris Berezovsky.
Esta semana, o empreendedor iraniano-inglês anunciou uma proposta de ₤100 milhões de libras (US$ 190 milhões de dólares) pelo time de futebol inglês West Ham United. Novamente, ele negou ter laços com Berezovsky.

Porém, durante estes 7 anos que se passaram entre os dois eventos, Berezovsky e ele foram sócios.
Como Presidente da Media Sports Investment – MSI, empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, Joorabchian, em 2004, comprou o time de futebol brasileiro Corinthians, em sociedade com Berezovsky e com seu sócio de longa data Badri Patarkatsishvili.
Nós investimos em um maravilhoso clube de futebol brasileiro: Corinthians. Investimos no time brasileiro com Boris Berezovsky”, disse Patarkatsishvili ao jornal britânico Observer no mês passado – antes que Joorabchian tornasse pública a sua proposta ao West Ham.
Ainda na terça-feira, Berezovsky negou o vínculo.
Eu não tenho nenhum interesse em investir em futebol, eu me interesso em futebol como diversão”, disse ele de Londres, por telefone.
Berezovsky e Patarkatsishvili foram vistos no meio da multidão, domingo durante o jogo Brasil e Argentina em Londres, ao lado de outro sócio de Berezovsky, Neil Bush, irmão do Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Eles assistiram aos dois novos contratados do West Ham, Carlos Tevez, 20 anos, e Javier Mascherano, 22 anos. As estrelas que, com suas performances na Copa do Mundo na Alemanha, atraíram interesse de um grande número de importantes clubes de futebol, juntaram-se ao West Ham no mês passado sob um acordo nada convencional negociado por Pini Zahavi, agente de futebol israelense.
Eles jogaram na Premier League na Inglaterra, mas continuam sob o controle da MSI. Os jogadores foram, segundo notícias, transferidos por uma taxa de ₤1 milhão de libras, enquanto a MSI irá tirar proveito de seus direitos, quando eles forem vendidos para outro clube.
Patarkatsishvili confirmou, através de seu porta-voz, que Tevez e Mascherano eram controlados pela MSI e que seriam transferidos, de acordo com a vontade da empresa. Para comprá-los o West Ham precisaria pagar ₤ 40 milhões de libras. Por hora, eles estão efetivamente emprestados ao clube.
Joorabchian se recusou a revelar quem são os investidores que estão por trás da proposta feita ao West Ham, um clube do leste de Londres, com uma torcida grande e fiel. Ele insiste que nem Berezovsky, nem Patarkatsishvili (que, como proprietário do Dynamo Tbilisi, clube georgiano, está proibido pelo regulamento da FIFA de possuir outra agremiação), estão por trás da oferta.

Eu não estou mais com a MSI, mas o Pini, o Badri e o Boris Berezovsky não estão envolvidos. Eles são aliados e amigos, mas não são parceiros nos negócios”, disse Joorabchian em um e-mail enviado pelo seu assessor de imprensa Phil Hall.
Joorabchian disse que seus investidores são “principalmente do Oriente Médio. ... Foi insinuado que eles eram investidores russos, mas isso não é verdade”.
O problema para Joorabchian é que, poucos na Inglaterra ou em qualquer outro lugar, sabem quem são seus misteriosos investidores, levando muitos a suspeitar que Berezovsky e Patarkatsishvili estão de algum modo novamente envolvidos.
A existência de conexões recentes de Joorabchian com o Oriente Médio não foi comprovada.

Ral Shakirov, que era o editor chefe do Kommersant quando Joorabchian foi apresentado como o novo proprietário do jornal em 1999, disse não ter nenhuma dúvida que o Iraniano era “um testa-de-ferro”.
Ele agia como uma pessoa sob o comando de outra, destas pessoas que preferem permanecer nos bastidores”, disse Shakirov na terça-feira. “Estava claro desde o início que Berezovsky estava por trás disto”.
Joorabchian encontrou-se primeiro com a diretoria do Kommersant, em Los Angeles, enviando um jatinho e uma limosine ao aeroporto para levá-los ao The Beverly Hills Hotel. Lá, ele tinha reservado um andar inteiro, embora a única outra pessoa presente fosse outro empresário do Oriente Médio.
Esta não é a forma como um novo proprietário cumprimenta seus empregados”, disse Shakirov. “Ele se apresentou como bem-sucedido, mas parecia amarrado, afinal, você quer saber um resumo do histórico do homem, quem foi seu instrutor e quem o promoveu”.
No encontro de Los Angeles, Joorabchian disse à diretoria do Kommersant que sua família se enriqueceu como tantas outras de industrialistas iranianos, com recursos próprios. Ele também alegou representar investidores do Ocidente no negócio com o Kommersant, dando aos editores do jornal o nome e o endereço de uma empresa registrada em Nova Iorque.
Na verdade, o pai de Joorabchian administrava uma concessionária de carros no Sul da Inglaterra.
Como todos os bons jornais, o Kommersant confere suas próprias publicações.
Não tinha prédio algum no endereço de Nova Iorque, ... e nós não encontramos nenhum registro sobre os bens do iraniano”, disse Shakirov. “Com Joorabchian, você não garante nada”.
Quando Joorabchian apareceu no escritório do Kommersart, Berezovsky descreveu-se como um cortês perdedor para Joorabchian na batalha pelo Kommersant.
Assim são as regras do mercado”, disse ele ao The Moscow Times, naquele momento.
Shakirov disse que a influência de Berezovsky foi sentida no jornal antes mesmo que o oligarca se tornasse seu proprietário oficial. Joorabchian reclamou de um artigo atacando o Primeiro Ministro Yevgeny Primakov; a primeira coisa que Berezovsky disse aos funcionários do Kommersant depois da compra do jornal foi que ele não gostaria que Primakov se tornasse o próximo Presidente.
Berezovsky nunca comprou uma empresa diretamente. Ele sempre quis manipular os negócios, para poder esconder os fatos”, disse Shakirov. “Somente se a liderança paralela não funcionasse, é que Berezovsky compraria diretamente a empresa”.
Shakirov foi despedido quando Berezovsky assumiu.

Na terça-feira, Joorabchian recordou o Kommersant “com sentimentos confusos”.
Foi um grande negócio e eu adoraria tê-lo comprado, mas como você sabe, pensei que eu seria o proprietário após entrarmos em um acordo, mas não deu certo”.
Joorabchian disse que ele “saiu de cena e se afastou”.

Examinando bem, os negócios de Joorabchian no ramo de futebol começaram depois que a MSI comprou o Corinthians, time brasileiro.
A MSI comprou Tevez para um Corinthians enfraquecido por US$20 milhões de dólares, um recorde brasileiro. Sob a administração da MSI, a reviravolta do clube foi de 500 %, disse Joorabchian.

A Polícia Federal brasileira informou que há suspeitas de que o clube esteja sendo usado em um esquema de lavagem de dinheiro.
A primeira proposta de Joorabchian de ₤ 70 milhões de libras pelo West Ham, no ano passado, foi rejeitada depois que o clube questionou quem estava por trás dela.
Em maio, os promotores brasileiros interrogaram Berezovsky por diversas horas no Aeroporto Internacional, em São Paulo, sobre sua ligação com a MSI, a qual através da filial MSI Brazil comprou o Sport Club Corinthians Paulista.

Isto aconteceu, esclareceu Berezovsky, porque ele teria oferecido colocar dinheiro para construir um estádio no clube.
Na Inglaterra, os registros dos negócios de Joorabchian também estão sendo investigados.

De acordo com pesquisa feita pelo Jornal Daily Mail, a maioria dos negócios de Joorabchian registrados na Inglaterra dá prejuízo e nenhum é lucrativo suficiente ou grande o bastante para sugerir que Joorabchian tenha os recursos para bancar sua proposta de comprar um clube.
Nesta semana, Richard Caborn, Ministro dos Esportes britânico, pediu ao governo, para investigar quem estava por trás dos times de futebol do país, ao menos de dois que são de propriedade de russos, o Chelsea, de Roman Abramovich, e o Portsmouth, de Alexander Gaidamak.

Qualquer transferência de jogadores ou acordo sobre a administração “tem que ser o mais aberto e transparente possível”, disse na quarta-feira, Anthony Wright, porta-voz do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Governo, por telefone de Londres. “Este é um princípio que não se aplica neste caso”.
O que tem causado uma tempestade na imprensa britânica é “a legitimidade do dinheiro”, disse Harry Philp, diretor administrativo do Hermese Sports Partners, uma consultoria financeira de esportes, sediada em Londres.
Desde que eles sejam empresários respeitáveis” a reação na Inglaterra não será negativa, disse Philp.
Agora é tempo de comprar, com o novo negócio dos direitos de TV poderão se elevar os ganhos dos clubes da Premier League em um terço”, acrescentou.
Sob a cobertura da mídia, Patarkatsishvili tem falado sobre o seu interesse nos clubes de futebol do país.
Eu tenho um punhado de investimentos no setor futebolístico que estou relutante em mencionar, eles estão em fase de finalização... Eu investi nesses clubes de futebol com amigos”, disse Patarkatsishvili ao The Observer, em 28 de agosto.

Ele não quis comentar se entre eles estava incluído o West Ham.
Uma semana depois, em face de uma tempestade da mídia Patarkatsishvili negou, através de seu porta-voz, que tivesse alguma ligação com a proposta ao West Ham, dizendo somente que estava “próximo a pessoas que estavam pensando sobre a compra desse clube”.
Num artigo publicado no jornal britânico Telegraph, na quinta-feira, Patarkatsishvili é revelado como o beneficiário final da MSI Holdings, que comprou a MSI Brazil, e tem 100% dos direitos sobre Tevez e 50% sobre Mascherano. A outra metade é detida pela Globo, empresa de TV brasileira.
Joorabchian disse que ele deixou a MSI em agosto passado, antes de ter feito sua última oferta pelo West Ham, mas manteve “um interesse” em Tevez e Mascherano.

Berezovsky disse que não se surpreenderia se Joorabchian estivesse fazendo uma oferta.
Ele é um homem independente bem sucedido, excepcionalmente talentoso e inteligente”, disse Berezovsky.

Ele acrescentou que havia alertado Joorabchian sobre sua proposta, da mesma forma que havia advertido Abramovich, em 2003, sobre a compra do Chelsea.
Depois do intenso interesse da mídia sobre a última semana, Berezovsky reconheceu que o futebol inglês era uma arena de perfil muito elevado para seu amigo se envolver.
O futebol na Inglaterra é uma imensa ferramenta social e política”, disse Berezovsky.
The Moscow Times

(Moscow Times, http://www.themoscowtimes.com/stories/2006/09/08/003.html, 08/09/2006)

Tuesday, September 05, 2006

Oposição negocia com Patarkatsishvili cooperação nas eleições

A conversação entre o influente magnata Badri Patarkatsishvili e o partido de oposição New Rights sobre sua possível candidatura às eleições para Prefeito de Tbilisi está em andamento.

"Ele não quer simplesmente concorrer às eleições, quer vencer. Então, ele está, no momento, estudando todos os detalhes relacionados à eleição... As consultas começaram e nós estamos agora esperando a decisão política de Badri Patarkatsishvili", informou Mamuka Katsitadze, líder do partido New Rights , em 05 de setembro à rede de televisão Rustavi 2.

(Civil Georgia, http://www.civil.ge/eng/article.php?id=13469, 05/09/2006)

Magnata Comenta Eleições de Outubro

Badri Patarkatsishvili, influente magnata, disse no dia 05 de setembro que concorrer às eleições locais para o governo em 05 de outubro “não é o objetivo em si" para ele.

Patarkatsishvili, que está atualmente mantendo conversação com o partido de oposição New Rights sobre o possível lançamento de sua candidatura para Prefeito de Tbilisi, declarou na sua estação de televisão Imedi TV, que " a unificação e o bem-estar da Geórgia é o meu objetivo."

"Eu farei de tudo para atingir esta meta e se para atingi-la eu precisar me candidatar para algum tipo de eleição, não recuarei", disse Patarkatsishvili.

Anteriormente, em 05 de setembro, Mamuka Katsitadze, líder do partido New Rights disse que Patarkatsishvili está, no momento, estudando todos os detalhes relacionados à eleição para tomar a decisão final de se candidatar ou não às eleições locais.

(Civil Georgia, http://www.civil.ge/eng/article.php?id=13470, 05/09/2006)

Kia, agora, admite comprar West Ham

Responsável pela MSI segue dando sinais de desligamento total do Corinthians e pensa em investir na Inglaterra.

Das agências internacionais

LONDRES (Inglaterra) - O iraniano Kia Joorabchian, da Media Sports Investment, confirmou que existe o interesse em comprar o West Ham, clube com o qual a MSI negociou os argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano, ex-Corinthians.

Kia disse, através de um comunicado divulgado na Bolsa de Londres nesta terça-feira, que não descarta a opção de fazer uma proposta para o clube, mas que "não pretende agir imediatamente devido ao recente falecimento de seu pai, Mohammed Joorabchian". "Não há certeza de que a oferta será feita, nem sobre seus termos", dizia ainda a nota.

Aos 35 anos, o iraniano era o homem forte da MSI no Brasil quando a empresa assinou um contrato de 10 anos com o Corinthians. O documento rendia à investidora 51% dos lucros da equipe, mas não previa o controle total do clube.

Na sexta-feira, o West Ham confirmou que recebeu uma proposta de compra e que estava nos primeiros estágios de debate. Kia, porém, ainda negava tal possibilidade.

Após as contratações nebulosas de Tevez e Mascherano, a Uefa e a Fifa já demonstraram preocupação com as transações. A mídia esportiva inglesa também mostrou-se preocupada com os precedentes da MSI.

(Pelé.Net, http://noticias.uol.com.br/pelenet/corinthians/ultimas/2006/09/05/ult1188u6167.jhtm, 05/09/2006)

Monday, September 04, 2006

Oligarca Russo quer comprar o clube de futebol inglês West Ham

Um sócio de Boris Berezovsky, magnata russo emigrado, quer comprar o clube inglês da Primeira Divisão West Ham United, noticiou na segunda-feira o diário empresarial Vedomosti, citado pela Reuters.
O empresário georgiano Badri Patarkatsishvili, sócio de longa data de Berezovsky, está planejando iniciar as negociações para comprar o clube, Vedomosti citou duas fontes próximas do empresário que teriam dado a informação.
Vedomosti disse que o valor do negócio poderia girar em torno de 100 milhões de libras (US$190.4 milhões).
Tanto Patarkatsishvili, como dirigentes do clube Londrino, não foram encontrados para comentar o assunto.
Se o negócio se concretizar, Patarkatsishvili se tornará o segundo proprietário de clube de futebol londrino, da antiga União Soviética, depois do magnata russo Roman Abramovich, que comprou o Chelsea em 2003.
Patarkatsishvili vendeu recentemente o principal jornal empresarial Kommersant ao magnata do aço russo Alisher Usmanov, em uma negociação, estimada pela mídia Russa, em alguma coisa entre US$200 e US$300 milhões.
Kommersant foi controlado durante muito tempo por Berezovsky, um crítico fervoroso do presidente Vladimir Putin, em Londres. O Kommersant foi vendido no início deste ano para Patarkatsishvili.
Berezovsky foi o empresário mais notável e o mais controverso da Rússia em meados e no final da década de 1990 e um confidente do Kremlin sob o comando do primeiro Presidente da Rússia pós-soviética, Boris Yeltsin.
Assim que Putin tomou posse como Presidente, Berezovsky renunciou e fugiu para Londres, em 2000, onde vive sob a proteção de asilo político. A Rússia está tentando a sua extradição sob acusações criminais.
MOSNEWS

Patarkatsishvili "Visita" Tbilisi

O magnata Badri Patarkatsishvili, que passou os últimos dois meses em Londres, retornou a Tbilisi para uma viagem de negócio que também incluirá consultas com partidos políticos de oposição, relatou a Imedi TV, de propriedade de Patarkatsishvili, em 04 de setembro.
O partido de oposição New Rights anunciou recentemente que tentará convencer Patarkatsishvili a concorrer ao cargo de Prefeito de Tbilisi durante as eleições locais para o governo em 05 de outubro.
"Há muita especulação sobre o lançamento para a candidatura de Prefeito, e eu quero esclarecer o que está acontecendo para poder tomar uma decisão", disse Patarkatsishvili em uma entrevista para a Imedi TV, que foi gravada do dia 03 de setembro, em Londres, antes de sua partida para Tbilisi.
Na entrevista Patarkatsishvili sugeriu também que não pode mais permanecer por muito tempo em Tbilisi.
Ele disse que "infelizmente, isto me expulsa, agora eu estou pagando para visitar Tbilisi".
"Recentemente, era o contrário: enquanto eu estava vivendo em Tbilisi, eu tive que pagar as visitas ao exterior", disse Patarkatsishvili.
Ele disse também que em 11 de setembro receberá uma delegação da New Corporation, a qual recentemente comprou ações da empresa de mídia Imedi, incluindo a estação da televisão Imedi TV e uma estação de rádio de Tbilisi.

Badri e Berezovsky: luxo e muito mistério


Cercados por luxo, polêmicas e muito mistério. É assim que vivem os dois principais investidores da MSI no Corinthians: Badri Patarkatsishvilli e Boris Berezovsky. Em Londres, as reuniões que ocorreram semana passada entre os dirigentes do clube e a MSI tiveram como cenário um palácio de Badri, a uma hora de carro do centro e cercado por muita segurança. Cada um com seu estilo, os dois magnatas compartilham de um só interesse no futebol: lucros.
Nascido em Tbilisi, Badri, 53 anos, é um dos homens mais poderosos da Geórgia. Além de ser dono do Dínamo Tbilisi, com o qual o Corinthians tem um contrato de cooperação, controla vários setores da economia e tem peso político para definir integrantes dos postos mais altos do governo.
Badri, como faz com todos os seus convidados, levou os hóspedes brasileiros em um pequeno jipe a percorrer seus dois hectares de jardins perfeitamente aparados, no terreno onde possui seu castelo e inúmeros empregados. Sobre o local de residência de Berezovsky, nada de simplicidade: um apartamento a poucos metros do Palácio de Buckingham.
Do russo fala-se de tudo. Desde o fim dos anos 90 vem sendo acusado de interferir no futuro político de seu país. Em Londres, recentemente, causou uma polêmica ao se reunir com um dos irmãos de George W. Bush, presidente dos EUA. O motivo da conversa: investimentos no setor de petróleo. O presidente russo, Vladimir Putin, inimigo de Berezovsky, ligou para Bush para se queixar do encontro, mas ouviu do chefe da Casa Branca que os negócios de seu irmão não eram assuntos de estado.
Badri e Boris trabalharam juntos há anos e em vários negócios, inclusive um canal de TV em Israel. Um dos primeiros foi a criação de uma empresa de revenda de carros.
Na relação com o Corinthians, quem entende de futebol é Badri. Boris se classifica como um "simples empresário", que, além de ganhar dinheiro, quer entrar no mercado milionário do futebol. Suas decisões são baseadas em interesses financeiros.
Se os locais de discussão do futuro do Corinthians se assemelham a cenários de filme, o local escolhido pelo presidente Alberto Dualib para se hospedar em Londres não poderia deixar de ser mais excêntrico. Trata-se de um dos hotéis mais luxuosos da Europa, com diárias mínimas de US$ 500. Entre príncipes árabes, magnatas europeus e atores de cinema seguidos por paparazzi, Dualib parece nem se importar ao gritar do hall do hotel pelo telefone: "Temos ou não 2,5 milhões para essa compra?"
(O Estado de S. Paulo, Esportes, 04/09/2006)

Dualib tem reunião para definir substituto de Kia

Presidente do Corinthians assistiu em Londres à vitória do Brasil ao lado dos principais investidores da MSI
Jamil Chade
O Corinthians pode tentar esconder quem são os reais investidores que estão por trás da MSI e evitar que os nomes dos milionários sejam divulgados para as autoridades fiscais. Mas os dirigentes do clube não podem negar que passaram o domingo no estádio para ver Brasil e Argentina ao lado do russo Boris Berezovsky e todos os "secretos" investidores da MSI. O russo até levou ao estádio seu amigo Neil Bush, irmão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Hoje, o presidente do Corinthians terá mais uma reunião com o magnata para provavelmente fechar os detalhes para a substituição de Kia Joorabchian na direção da MSI no Parque São Jorge.
Ontem, o presidente Alberto Dualib e sua comitiva, composta também por Nesi Cury e Renato Duprat, chegaram acompanhados por Berezovsky ao estádio do Arsenal. Badri Patarkatsishvilli, dono do Dínamo Tbilisi e investidor da MSI, também estava na sala vip, acompanhado por vários seguranças. Ocuparam uma das salas mais bem posicionadas do campo, com um bufê completo e diversos vinhos.
Berezovsky sentou entre sua mulher e Neil Bush, seu aliado em negócios no ramo do petróleo. A amizade entre o russo e o americano do Texas ainda gerou a ira do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que chegou a ligar para George W. Bush para pedir que seu irmão deixasse de aparecer em público com Berezovsky. O investidor da MSI é o inimigo número 1 de Putin.
Kia foi ao estádio ao lado da noiva, a advogada brasileira Tatiana Alonso, para, provavelmente, tentar impressionar os ingleses mostrando Tevez e Mascherano. Mas preferiu não se sentar perto de Dualib. Posicionou-se distante dos corintianos. "Acho que o Kia torceu pela Argentina", ironizou Dualib. Sem saber que sua foto havia sido tirada ao lado de Berezovsky, Dualib garantiu que ficou "muito longe" do russo durante o jogo.
Por enquanto, a direção do Corinthians ainda não quer confirmar à imprensa a escolha de Klaus Mangold, diretor do banco inglês Rotschield, no comando da MSI. Mas Alberto Dualib não nega que o novo diretor do fundo de investimentos deve ser anunciado ainda hoje.
Ontem ainda foi dia de desmentidos. O Manchester United negou que quis contratar o volante Javier Mascherano, como foi dito pela MSI durante a semana passada.
Segundo o clube, de fato, Kia ofereceu o jogador em duas ocasiões, mas o Manchester recusou em ambos os casos. O Corinthians ainda esclareceu que não recebeu nada pela saída de Tevez e Mascherano. "Havíamos abdicado dos 20% a que teríamos direito quando os dois jogadores vieram ao time. Por isso, não nos foi pago nada agora na saída dos atletas ao West Ham", afirmou Dualib.
(O Estado de S. Paulo, Esportes, 04/09/2006)

Sunday, September 03, 2006

Patarkatsishvili Está de Olho em Clube de Futebol Britânico

Badri Patarkatsishvili, magnata financeiro e da mídia georgiano, está considerando comprar clube de futebol londrino West Ham United, de acordo com a rede de televisão de Tbilisi, Imedi TV, que é de propriedade de Patarkatsishvili. Nenhum outro detalhe foi relatado.
Patarkatsishvili possui o clube do futebol Dynamo de Tbilisi e há rumores de que tenha interesse no clube de futebol brasileiro Corinthians.