Sovietic News

Friday, January 27, 2006

O Clube de Futebol Chelsea de Roman Abramovich declara perda de 250 milhões de dólares

O Chelsea Futebol Clube, comprado pelo homem mais rico da Rússia, Roman Abramovich, anunciou a perda de 250 milhões de dólares no ano fiscal que terminou em junho de 2005, uma perda quase 60% maior que a precedente de 160 milhões de dólares, relata a Reuters.
Chelsea, sexta-feira, divulgou uma série de itens excepcionais, incluindo 25,5 milhões de libras referentes ao fim do contrato com o fornecedor Umbro e 24 milhões de libras relativas a registros de contratos de alguns jogadores, incluindo Mutu e Veron.
“Esses valores refletem a contínua reestruturação do negócio, que começou em 2003/04”, disse Peter Kenion, Presidente–executivo, em um relatório.
“O aumento da perda total, é essencialmente decorrente de alguns itens excepcionais que tivemos de providenciar para nos ajudar a alcançar nosso alvo estratégico até 2009/10.”
“Em termos simples tivemos que sofrer algumas perdas agora, para ter um ganho maior a longo prazo.”
Para Abramovich, cujos cofres contêm uma fortuna perto de 14 bilhões de dólares, ele poderia comprar qualquer clube de futebol inglês. Assim, 250 milhões de dólares não representam uma falha grande no gerenciamento do Chelsea.

Thursday, January 26, 2006

O notório oligarca Berezovsky revela planos de golpe na Rússia

O magnata russo foragido da justiça Boris Berezovsky tornou público seu plano para tomar o poder na Rússia pela força.
O oligarca, radicado em Londres, declarou em uma entrevista à estação de rádio Ekho Moskvy, quarta-feira, que está trabalhando no plano de golpe há 18 meses.
Berezovsky, um conhecido crítico do regime de Putin, disse que conseguiria substituir o “regime anti-constitucional” na Rússia.
“O regime perdeu sua legitimidade. Nem Putin, nem o parlamento são legítimos. Eles são anti-constitucionais, porque tomaram inúmeras medidas inconstitucionais, como substituir governadores eleitos por outros. Isto é absolutamente contrário ao espírito e a letra da Constituição.”
O regime de hoje jamais permitiria uma eleição limpa, disse Berezovsky, de forma que o único caminho é o golpe.
“Só há um caminho – um golpe, uma quebra pela força do poder”, disse ele.
O oligarca disse que tem numerosos apoiadores.
“Cada dia eu falo a grande número de pessoas que estão certas de que o regime atual deve ser mudado, e vejo que não há chance de isto ocorrer legalmente, por uma eleição.”
“Este regime está levando a Rússia ao abismo. Nós perdemos atualmente o Cáucaso Norte e a influência sobre os países pós-soviéticos.”
Berezovsky, disse que não vê nada irrealista no golpe. “Em 1980 ninguém poderia imaginar que a URSS fosse se desintegrar. O regime de Putin é uma situação menos poderosa que a dos comunistas.”
“O regime está falido, e eu quero ver sua derrocada, antes que a Rússia esteja destruída.” disse Berezovsky.
O empresário está financiando um golpe, com seu próprio dinheiro, obtido com trabalho honesto, disse ele.
Estava deliberadamente expondo suas intenções em público, acrescentou.
“É vital que o povo da Rússia não fique somente falando, porque é hora de ação.”
A despeito de sua segurança pessoal, Berezovsky disse não se achar em perigo.
“Minha segurança é garantida pelo país onde eu vivo. O Reino Unido cuida de todos os seus residentes, incluindo os imigrantes.”